
Quem é o jogador de maior valor no Brasil?
O atacante Estêvão, do Palmeiras, foi apontado como o jogador mais valioso em atividade no Brasil, de acordo com um estudo do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory). Vendido para o Chelsea, da Inglaterra, o jovem atleta tem um valor de transferência avaliado entre 56 e 71 milhões de euros.
A pesquisa analisou um jogador por equipe, considerando fatores como período da transferência, características do clube, contrato, desempenho, popularidade e características do jogador. O Top-5 é completado por Wesley, do Flamengo, Yuri Alberto, do Corinthians, Igor Jesus, do Botafogo, e Ruben Lezcano, do Fluminense.
O CIES já havia classificado Estêvão como o terceiro jogador mais valioso fora das principais ligas europeias. Ele está avaliado em 60,3 milhões de euros, sendo superado apenas por Samu Aghehowa, do Porto, e Viktor Gyökeres, do Sporting Lisboa.
Além de Estêvão, Paulinho, também do Palmeiras, aparece em boa posição no estudo. Recém-chegado do Atlético Mineiro, ele ocupa a 10ª colocação, com uma avaliação de 33,7 milhões de euros. O Palmeiras investiu cerca de R$ 115 milhões para adquirir o jogador.
A lista dos atletas mais valiosos segundo o CIES
- Samu Aghehowa (Porto, Portugal) – 68,6 milhões de euros
- Viktor Gyökeres (Sporting, Portugal) – 67,6 milhões de euros
- Estêvão (Palmeiras) – 60,3 milhões de euros
- Vangelis Pavlids (Benfica, Portugal) – 42,6 milhões de euros
- Zeno Debast (Sporting, Portugal) – 40,3 milhões de euros
- Álvaro Carreras (Benfica, Portugal) – 39,1 milhões de euros
- Morten Hjulmand (Sporting, Portugal) – 36,8 milhões de euros
- Tomás Araújo (Benfica, Portugal) – 36,5 milhões de euros
- Igor Paixão (Feyenoord, Holanda) – 34,1 milhões de euros
- Paulinho (Palmeiras) – 33,7 milhões de euros



