
A minha lesão poderia ter sido prevenida.
Crítica de ex-jogador do Grêmio sobre gramado sintético
Durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (26), Dudu, que anteriormente jogou pelo Grêmio e agora defende o Cruzeiro, expressou sua opinião sobre a utilização de gramados sintéticos no futebol. Ele foi um dos atletas que se manifestou contra essa prática, afirmando que 85% de sua lesão poderia ter sido evitada em um campo de grama natural.
“Enquanto estava no Palmeiras, apreciava a grama sintética. No entanto, após uma lesão no joelho que me afastou por um ano, comecei a acreditar que o sintético teve influência. Os clubes que utilizam gramados artificiais podem discordar, mas acredito que isso faz diferença. Joguei bastante no sintético, e as equipes visitantes são prejudicadas, pois o jogo se torna mais veloz e a adaptação é difícil. Embora se diga que lesões ocorrem mais na grama natural, isso se deve ao maior número de jogos nesse tipo de superfície. O sintético beneficia o time da casa, tornando o jogo mais dinâmico, mas há desvantagens. Acredito que 85% da minha lesão poderia ter sido evitada se fosse na grama natural”, relatou.
O atleta enfatizou que sua crítica aos gramados artificiais não está relacionada à sua polêmica saída do Palmeiras, envolvendo conflitos com Leila Pereira. “Conheço bem a diferença entre grama sintética e natural. Não fiz comentários para criticar o Palmeiras ou qualquer outro. Apenas expressei meus sentimentos e experiências pessoais.”
Desde sua chegada ao Cruzeiro, Dudu participou de 9 jogos, sem completar os 90 minutos em nenhum deles. Ele atribui isso à busca por recuperar sua melhor forma física após a lesão.
“Só quem passou por uma lesão no joelho entende o desafio de voltar ao alto nível competitivo e recuperar a forma física. Durante as partidas, especialmente no segundo tempo, o cansaço é evidente. Ficar um ano longe dos gramados impacta o desempenho. Jogadores de futebol têm paixão pelo jogo, gostam de estar em campo. Isso é um grande desafio”, explicou Dudu.
Trajetória de Dudu no Grêmio
Dudu teve uma passagem pelo Tricolor em 2014, emprestado pelo Dínamo de Kiev. Durante a temporada, destacou-se no clube gaúcho, participando de 53 jogos e marcando oito gols. No entanto, devido ao alto custo, o Grêmio não manteve o atacante após o término do contrato.



