
Qual é o motivo para o Santos escolher realizar suas partidas no Guarujá?
No dia 28 de março (sexta-feira), a diretoria do Santos se encontrou com a Prefeitura de Guarujá para discutir a possibilidade de realizar seus jogos no Estádio Antônio Fernandes, situado no município. O objetivo do clube é utilizar o local para as partidas de futebol feminino e das categorias de base ao longo da temporada de 2025.
Na reunião representando o Santos, participaram: Fernando Bonavides (vice-presidente), Dr. Luiz Roberto Colombo Barbosa (Comitê de Gestão), Luiz Fernando Vella (Gerente Administrativo), Alexandre Librandi (Coordenador de Patrimônio) e Márcio Calves (gerente de comunicação).
Representando a Prefeitura de Guarujá, estiveram presentes: Farid Madi (Prefeito), Toninho Salgado (Vice-prefeito) e Marco Aurélio Pinho (Secretário do Governo). Os representantes concordaram com a solicitação do Peixe, mas ressaltaram que o município gostaria que o acordo também tivesse um aspecto social, visando beneficiar principalmente crianças e jovens das áreas periféricas da cidade.
A reunião foi concluída com a Prefeitura de Guarujá solicitando ao Santos que formalizasse uma proposta para uma análise mais detalhada. É importante mencionar que o Estádio Antônio Fernandes recebeu esse nome em homenagem ao ex-jogador e ex-treinador do Peixe, conhecido como Antoninho, ou o “Arquiteto da Bola”, que defendeu o Santos durante 13 anos, marcando 143 gols em 402 jogos.
Quem foi Antônio Fernandes?
Antônio Fernandes jogou no time do coração, o Santos, entre 1941 e 1954, acumulando 402 partidas e 143 gols, tornando-se o 12º maior artilheiro do clube e o 18º que mais vestiu a camisa santista. Como treinador, Antoninho dirigiu o time entre 1967 e 1971, totalizando 398 jogos, sendo até hoje o segundo técnico que mais vezes comandou o Santos, ficando atrás apenas de Luiz Alonso Perez, conhecido como Lula.



