
Rubens Menin prevê a implementação de uma SAF no futuro de Flamengo, Corinthians e Palmeiras.
O investidor e empresário Rubens Menin, que possui participação no Atlético-MG, preside o Conselho da MRV, do Inter, e é sócio majoritário da CNN Brasil, prevê que, no futuro, todos os grandes times brasileiros adotarão o formato de Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Essa previsão foi compartilhada durante uma entrevista concedida ao apresentador Benjamin Back no programa “Benja Me Mucho”, disponível no YouTube desde terça-feira (11).
De acordo com Menin, existem “clubes muito fortes no Brasil que ainda não são SAF, como o Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Mas acredito que, a longo prazo, eles terão que adotar esse modelo”.
“Quem não for, terá desvantagem competitiva”
Menin, acionista principal da SAF do Atlético-MG, citou o exemplo do Manchester City, que se transformou em um gigante do futebol inglês após ser adquirido pelo Abu Dhabi United Group, de propriedade da família real de Abu Dhabi.
“O Manchester City talvez tenha o maior orçamento do mundo atualmente, competindo com o Real Madrid. Era um clube modesto, em uma cidade onde o Manchester United era o maior. E agora possui um dos maiores orçamentos globais”, mencionou Menin, após visitar o clube inglês.
“Um investimento bem-sucedido atrai mais torcedores e gera mais receita, criando um ciclo virtuoso. Portanto, mesmo que um clube que não seja SAF tenha muitos recursos, quando o mercado de capitais estiver totalmente integrado ao futebol, aqueles que não adotarem o modelo terão desvantagem competitiva”, afirmou em entrevista a Benjamin Back, que também apresenta o DominGOL, da CNN Brasil (transmitido aos domingos, às 13h).



