
A FIFA autorizou o time paulista a celebrar dois títulos mundiais.
O São Paulo se destaca entre os clubes brasileiros pelo seu excelente desempenho em torneios internacionais, acumulando três títulos mundiais em sua história. Sob a liderança de Telê Santana, o Tricolor Paulista surpreendeu o mundo com vitórias memoráveis sobre o Barcelona, comandado pelo renomado técnico Johan Cruijff, por 2 a 1, em 1992, e o Milan, dirigido por Fábio Capello, por 3 a 2, em 1993, no Estádio Nacional de Tóquio.
O Soberano alcançou novamente o topo mundial em 2005, no formato atualizado do torneio organizado pela FIFA. O time do Morumbi derrotou o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, com um triunfo por 3 a 2 na semifinal, e conquistou o título ao vencer o Liverpool, de Steven Gerrard e sua equipe, por 1 a 0.
Apesar das críticas de torcedores dos clubes rivais em relação aos títulos de 1992 e 1993, devido ao nome “Copa Intercontinental”, a FIFA já afirmou diversas vezes que os vencedores do formato intercontinental também são reconhecidos como campeões mundiais.
A FIFA se prepara para a edição do Novo Mundial de Clubes
Com o objetivo de dar maior visibilidade à principal competição de clubes, a FIFA lançou o Super Mundial de Clubes, agendado para ocorrer de 13 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos. Este novo formato do torneio contará com 32 equipes, incluindo quatro times brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, que terão a missão de representar o Brasil.
“O Novo Mundial de Clubes da FIFA será a competição que todos, desde crianças até os maiores fãs de futebol, estão aguardando. É o primeiro verdadeiro Mundial de Clubes, onde os melhores clubes do planeta vão disputar. Será grandioso, pois, por definição, os melhores jogadores estão nos melhores times, e esses times estarão no Mundial de Clubes da FIFA”, declarou a entidade que rege o futebol mundial.