
O Campeonato Brasileiro foi classificado como o 17º torneio “mais violento” do mundo.
O Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) revelou que a Série A do Campeonato Brasileiro ocupa a 17ª posição em relação à tendência dos árbitros em mostrar cartões por faltas. De acordo com o estudo, um cartão é aplicado a cada 7,21 faltas nos jogos desta competição.
Interessantemente, o Top-10 é amplamente dominado por ligas sul-americanas. A liga chilena lidera, com apenas 5,24 faltas necessárias para a aplicação de um cartão. Ela é seguida pela liga colombiana (5,76) e pela ucraniana (5,85). A América do Sul também é representada por Paraguai, Bolívia, Argentina e Venezuela.
No topo da lista, além da Ucrânia, estão outras três ligas europeias: a Bundesliga Austríaca, a Challenger Pro League, segunda divisão da Bélgica, e a 2. Bundesliga, segunda divisão da Alemanha. A Série B do Brasileirão é a primeira liga brasileira a aparecer no ranking, na 16ª posição, com 7,19 faltas por cartão.
Os árbitros das duas principais divisões do Japão são os que menos aplicam cartões por faltas, com cerca de um cartão a cada dez faltas. A Super Liga da Sérvia e a Allsvenskan, da Suécia, seguem logo atrás.
Estatísticas de Faltas e Cartões por Liga
- Campeonato Nacional (CHI) – 5,24 faltas por cartão
- Dimayor (COL) – 5,76 faltas por cartão
- Premier League (UKR) – 5,85 faltas por cartão
- Primera División (PAR) – 6,04 faltas por cartão
- Primera División (BOL) – 6,10 faltas por cartão
- Primera División (ARG) – 6,12 faltas por cartão
- Bundesliga (AUT) – 6,12 faltas por cartão
- Liga (VEN) – 6,32 faltas por cartão
- Challenger Pro League (BEL/2) – 6,53 faltas por cartão
- Bundesliga (GER/2) – 6,69 faltas por cartão