
A CBF aprova e mais um time brasileiro adota o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Outro renomado clube do futebol brasileiro está prestes a se transformar em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Nesta quarta-feira (26), após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dar o seu aval, a Portuguesa anunciou que seu pedido para alterar a estrutura de gestão foi aprovado. Com isso, a Portuguesa SAF assumirá a administração da atual Associação Portuguesa de Desportos.
“Este é um marco importante para nós. A homologação reflete o desejo de nossos torcedores, que nos apoiam desde o começo do projeto. Estamos juridicamente seguros para continuar o trabalho de reconstrução da Portuguesa”, afirmou Alex Bourgeois, presidente da Lusa SAF. A nova gestão irá herdar os direitos econômicos dos jogadores, prêmios, direitos de transmissão e registros em instituições.
Segundo informações do portal UOL Esporte, o processo interno para a transformação da Lusa em SAF foi aprovado em novembro do ano passado, após a proposta das empresas Tauá Partners, XP Investimentos e Revee ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube e pelos sócios. Na ocasião, Alex Bourgeois foi escolhido para liderar a equipe em São Paulo.
CBF aprova transformação de mais um clube brasileiro em SAF
No início deste ano, a Portuguesa retornou à elite do Campeonato Paulista e também disputará a Série D do Campeonato Brasileiro. Nos últimos anos, a Lusa enfrentou uma grave crise administrativa e financeira, especialmente após o rebaixamento na Série A de 2013, quando foi penalizada pela CBF e perdeu pontos devido à escalação irregular do atacante Héverton.