
Chapecoense no Gauchão 2026? Descubra essa história
A Chapecoense está à beira de uma decisão que pode marcar sua história.
Após o controverso empate de 1 a 1 com o Avaí na final do Campeonato Catarinense, que resultou no título para o adversário, Alex Passos, presidente do Verdão do Oeste, anunciou que o clube está considerando disputar o Campeonato Gaúcho ou o Paranaense.
A principal contestação da Chape foi a marcação de um pênalti para o Avaí, que definiu o campeonato estadual. Sentindo-se lesado, o presidente afirmou que procurará novas opções para o futuro do clube.
“Na segunda-feira, iniciaremos um estudo em Chapecó para avaliar a possibilidade de mudar de Federação. Consideramos ingressar na paranaense ou na gaúcha. É mais próximo viajar para Curitiba ou Porto Alegre do que para Florianópolis”, declarou Passos.
Além da questão logística, o presidente destacou o potencial econômico do Gauchão, observando que uma única partida no Rio Grande do Sul poderia gerar dez vezes mais receita do que no Catarinense.
A ideia de clubes de outros estados participarem do Campeonato Gaúcho já havia sido considerada por Peñarol e Nacional do Uruguai, que enxergam no torneio uma chance de aumentar sua visibilidade e competitividade.
Com o interesse da Chapecoense, o assunto ganha ainda mais destaque.
A mudança de federação, entretanto, envolve várias questões burocráticas relacionadas à Federação Gaúcha, à CBF e até à Conmebol, tornando o processo complexo.
Nos próximos dias, o clube deve prosseguir com os estudos para determinar seu futuro.