
A Conmebol lança um vídeo com a participação de Calleri, Hulk e Thiago Silva, destacando a luta dos jogadores contra o racismo.
A Conmebol lançou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira para combater o racismo, envolvendo jogadores de vários clubes sul-americanos. Entre os representantes do futebol brasileiro estão Jean Lucas, Jonathan Calleri, Hulk, Francis Amuzu, Thiago Silva e Ángel Romero.
“Na vida e no gramado, merecemos um futebol sem racismo, violência e discriminação. Participe dessa luta!”, destacou a Conmebol na postagem.
O vídeo apresenta 23 jogadores das equipes que participam da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana em 2025. Os brasileiros que marcam presença são Jean Lucas (Bahia), Jonathan Calleri (São Paulo), Hulk (Atlético-MG), Francis Amuzu (Grêmio), Thiago Silva (Fluminense) e Ángel Romero (Corinthians).
Também participam do vídeo atletas de outros clubes da América do Sul, como Fabio Gomes (Bolívar), Jefferson Mena e Fabry Castro (Atlético Bucaramanga), Robert Hernández, Juan Cazares, Jhegson Méndez (Independiente del Valle), Xavier Arriaga (Barcelona de Guayaquil), David Ospina (Atlético Nacional), Marcelo Díaz (Universidad de Chile), Álvaro Ramos (Deportes Iquique), Gaspar Servio (Guaraní), Dennys Quintero (Mushuc Runa), Luis Paiva (Nacional Potosí), Bryan Carrasco (Palestino), Pablo Aránguiz (Unión Española), Claudio Torrejón e Carlos Garcés (Cienciano).
Publicidade
Não houve participação de jogadores do Palmeiras na iniciativa da Conmebol. Recentemente, a presidente Leila Pereira fez críticas públicas a Alejandro Domínguez, presidente da entidade, após seu discurso no sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores.
O Palmeiras também cobrou a Conmebol por punições mais severas ao Cerro Porteño-PAR após um incidente de racismo com o jogador Luighi durante a Copa Libertadores sub-20, em 6 de março.
Leila Pereira chegou a sugerir a possibilidade de o clube se filiar à Concacaf, responsável pelo futebol na América do Norte, Central e Caribe.
Botafogo, Flamengo, Internacional, Fortaleza, Vitória, Cruzeiro e Vasco também estão na disputa das competições da Conmebol nesta temporada, mas não participaram do vídeo.
Mensagem do vídeo divulgado pela Conmebol
“Ignorar o racismo é permiti-lo. As palavras têm impacto sobre os jogadores e suas culturas, marcando vidas para sempre.
Todos são iguais e jogam por um objetivo comum: ser campeão. Isso precisa acabar, não pode continuar.
Racismo deve ser eliminado do futebol e da vida.
Todos somos iguais. Debaixo das camisas, de todas as cores de pele, somos iguais.
Racismo não tem lugar no futebol ou em qualquer outro lugar. Chega de discriminação.
O futebol une pessoas de diferentes origens, culturas e raças. Vamos erguer nossas vozes e mostrar que o futebol é só coração e alegria.
Futebol é paixão, união e respeito. O importante é a cor da camisa.
Racismo é violência, e é inaceitável. No gramado e na vida, todos merecem respeito.
Precisamos de todos para dizer: Basta de Racismo!”
Fonte: Gazeta Esportiva