
O Comitê de Especialistas da CBF admite que houve um pênalti de Brazão em Alves durante o jogo entre São Paulo e Santos.
O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) da CBF reconheceu nesta segunda-feira que houve um pênalti cometido por Gabriel Brazão, do Santos, sobre Matheus Alves, do São Paulo, em partida realizada no Morumbi no último domingo. A arbitragem de campo não assinalou a penalidade.
O incidente ocorreu aos 17 minutos do segundo tempo do clássico válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Alves entrou na área e, ao tentar driblar Brazão, foi atingido pelo goleiro, que tentava afastar a bola. O árbitro Wilton Pereira Sampaio deixou o jogo seguir.
O CCEI divulgou que, segundo sua análise, houve pênalti na jogada. “O goleiro do Santos atinge a perna do adversário antes de tocar na bola. Do ponto de vista do árbitro, e considerando que o goleiro mantém a posse da bola, é difícil ter certeza para marcar a penalidade. A falta fica clara apenas pela câmera atrás do gol”, informou o Comitê.
Além disso, o CCEI considera que Brazão deveria ter recebido um cartão amarelo.
Publicidade
“Disciplinarmente, o lance é passível de cartão amarelo, pois, apesar de impedir uma clara chance de gol, a falta foi no contexto de disputa de bola, reduzindo a sanção de vermelho para amarelo”, destacou o Comitê.
A discussão sobre o lance ocorreu em uma reunião virtual no domingo, com a participação de Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Meira Ricci, além de Rodrigo Cintra e Fabricio Vilarinho, da comissão de arbitragem da CBF.
Após a partida, o São Paulo manifestou-se publicamente sobre o lance, publicando um vídeo em câmera lenta nas redes sociais com a legenda “Segue o jogo?”.
O São Paulo venceu o Santos por 2 a 1, conquistando sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O time do Morumbi ocupa a 10ª posição, com sete pontos, enquanto o Santos está na 17ª colocação, com quatro.
Confira o parecer completo do CCEI
“O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O goleiro do Santos/SP atinge a perna do adversário antes de tocar na bola. Do ângulo de visão do árbitro, e considerando que ao final o goleiro mantém a posse da bola, é muito difícil ter a certeza necessária para marcação da penalidade máxima. A falta somente fica clara pelo ângulo da câmera atrás do gol. Disciplinarmente, o lance é para cartão amarelo porque, apesar de impedir uma oportunidade clara de gol, a falta foi cometida no contexto de disputa da bola e, portanto, a sanção reduz de cartão vermelho para cartão amarelo.”