
A FIFA toma a decisão final e resolve revogar o título nacional do Sport.
A polêmica em torno do Campeonato Brasileiro de 1987 continua gerando discussões até hoje. A disputa entre Flamengo e Sport permanece acirrada e recentemente ganhou mais um capítulo. Com a aproximação da primeira edição do Mundial de Clubes contando com 32 times, a FIFA tem destacado cada participante em suas redes sociais. Durante a apresentação do clube rubro-negro do Rio de Janeiro, a organização o mencionou como octacampeão nacional.
Para que o Flamengo seja considerado campeão brasileiro por oito vezes, a vitória de 1987 deve ser incluída. Nesse contexto, a FIFA não reconhece o Sport como vencedor daquela edição, uma das mais controversas do principal campeonato de futebol do Brasil.
Decisão do campeão de 1987 gera divergências entre Justiça brasileira e FIFA
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um recurso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e oficialmente declarou o Sport como o único campeão do Campeonato Brasileiro Série A de 1987. A disputa legal pela título nacional se arrasta há anos, devido à maneira como o torneio foi organizado.
Na decisão, Dino destacou que o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região considerou as evidências apresentadas nos regulamentos das edições do campeonato nacional como questionáveis. Além disso, o ministro enfatiza que o STF entende que não há possibilidade de reanalisar novas provas em recursos extraordinários, sublinhando que a CBF não observa normas não constitucionais.
A entidade nacional, liderada por Ednaldo Rodrigues, expressou o desejo de reconhecer tanto o Sport quanto o Flamengo como vencedores do Brasileirão de 1987. A controvérsia continua até hoje, e o clube pernambucano desenvolveu uma certa rivalidade com os cariocas.