
A FIFA já oficializou o título mundial do Palmeiras.
O lançamento do novo uniforme do Palmeiras trouxe à tona uma antiga questão: o clube pode ser considerado campeão mundial? A nova camisa, criada para o Super Mundial de Clubes, vem com o lema “Que de fato é campeão!” e remete ao design utilizado na Copa Rio de 1951, vencida pelo Verdão.
Paulo Vinícius Coelho, uma das figuras mais respeitadas do jornalismo esportivo no Brasil, detalhou a busca do Palmeiras pelo reconhecimento do torneio como o primeiro Mundial de Clubes. Ele revelou que, atualmente, a FIFA não se posiciona sobre o assunto. O clube Alviverde, no entanto, já se vê como campeão e incorporou a conquista em seu escudo.
“Que o Palmeiras é ‘de fato campeão’ da Copa Rio não resta dúvida. O torneio existiu. Se foi Mundial como parte dos palmeirenses acredita, ou se não foi, como adversários afirmam, é outra história. Há ainda uma terceira questão, ligada a dois documentos”, explicou PVC.
O jornalista concluiu: “Em 2007, um documento enviado ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, declarou em inglês que a Copa Rio foi o primeiro mundial. Depois, em 2014, a entidade confirmou o reconhecimento do torneio mais uma vez. Agora, mais de uma década depois, a FIFA não esclarece o motivo desses documentos contraditórios”.
Relembre a campanha do Palmeiras na Copa Rio
- 30/06 – Palmeiras 3 x 0 Nice (França) – Gols: Aquiles, Pedro León e Richard
- 05/07 – Palmeiras 2 x 1 Estrela Vermelha (Sérvia) – Gols: Aquiles e Liminha
- 08/07 – Palmeiras 0 x 4 Juventus (Itália)
- 12/07 – Vasco da Gama 1 x 2 Palmeiras – Gols: Richard e Liminha
- 15/07 – Vasco da Gama 0 x 0 Palmeiras
- 18/07 – Palmeiras 1 x 0 Juventus (Itália) – Gol: Rodrigues
- 22/07 – Palmeiras 2 x 2 Juventus (Itália) – Gols: Rodrigues e Liminha
Se gostou do conteúdo, visite regularmente o Portal do Palmeirense para mais novidades.