
Flamengo derrota Franca de forma esmagadora e avança para a final da Champions Américas.
Flamengo Domina Franca na Semifinal da ‘Libertadores’ de Basquete
Quando o jogo é decisivo, o Flamengo não deixa dúvidas! Após ser derrotado pelo Franca na terça-feira (15) pelo NBB, o Flamengo deu a volta por cima. Na sexta-feira (18), o time carioca superou a equipe paulista e garantiu vaga na final da Champions League Américas de Basquete, a conhecida Libertadores da modalidade. Com o Maracanãzinho lotado, o Orgulho da Nação triunfou por 91 a 67 e agora enfrenta o Boca Juniors (ARG) na final, no sábado (19), às 21h10 (horário de Brasília), no mesmo local.
Considerados os times com os maiores investimentos no basquete sul-americano, esperava-se um confronto equilibrado entre Flamengo e Franca. Especialmente após o disputado jogo de terça-feira (15), onde o time paulista saiu vitorioso por 97 a 91. Contudo, a realidade foi bem diferente na Champions.
O JOGO
O Flamengo liderou o placar do início ao fim. Com um festival de arremessos de três no primeiro quarto, os anfitriões marcaram 22 a 18. Até então, o jogo estava equilibrado. Porém, na sequência, o rubro-negro dominou. Com uma defesa sólida, o Mais Querido fez 20 a 11. Assim, as equipes foram para o intervalo com 42 a 29, encaminhando a vaga para a final.
Com isso, os torcedores esperavam que o Flamengo administrasse a vantagem no terceiro quarto. Mas o oposto aconteceu. Com o Maracanãzinho vibrante, o Mengão ampliou ainda mais a diferença, fechando o período em 23 a 11.
Dessa forma, o Flamengo se deu ao luxo de pensar na final no último quarto e perdeu por um ponto (27 a 26). Agora, o foco está no Boca Juniors, que também garantiu vaga na final na sexta-feira (18), ao derrotar o Instituto de Córdoba (ARG) por 80 a 73 no Maracanãzinho.
FLAMENGO E BOCA SE ENFRENTARAM NA PRIMEIRA FASE
Flamengo e Boca Juniors se enfrentaram três vezes na fase de grupos da atual edição da Champions League das Américas. No Rio de Janeiro, o Mais Querido venceu por 70 a 69 no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, em dezembro. Em janeiro, no Panamá, o Orgulho da Nação venceu por 96 a 61. Finalmente, em fevereiro, em Buenos Aires, os hermanos triunfaram por 96 a 71.
RUMO AO BI (OU SERIA TRI)?
O Flamengo já conquistou a ‘Libertadores’ do basquete duas vezes, mas os torneios tiveram nomes diferentes. Em 2014, o Orgulho da Nação venceu a extinta Liga das Américas, então o principal campeonato do continente. Em 2019, foi criada a Champions, que o Mengão conquistou em 2020/21. Em ambas as ocasiões, o Orgulho da Nação se classificou para o Mundial de Clubes e pintou o mundo de vermelho e preto.
PARA TIRAR A ‘ZIKA’
Vice-campeão nas duas últimas edições da Champions, o Flamengo busca quebrar a sequência negativa neste sábado (19) contra o Boca Juniors. Em 2022/23, o Rubro-Negro perdeu para o Franca em Franca. Na edição anterior, o Orgulho da Nação foi derrotado pelo Quimsa (ARG) em Santiago del Estero-ARG. Agora, o Fla conta com o apoio da torcida no Maracanãzinho para conquistar o título.
RODADA DUPLA
O sábado (19) promete ser especial para os torcedores do Flamengo. Às 18h30 (horário de Brasília), o time de futebol enfrenta o Vasco no Maracanã. Logo ao lado, o Orgulho da Nação enfrenta o Boca Juniors no basquete. O Coluna do Fla estará atento para não perder nenhum detalhe dos dois jogos emocionantes!