
Fluminense inicia sua participação na Copa do Brasil na próxima semana com Renato Gaúcho, e a semelhança com o ano de 2007 empolga os torcedores.
Renato e Thiago Silva celebraram o título da Copa do Brasil pelo Fluminense em 2007 (Foto: Divulgação/FFC)
Renato Gaúcho está de volta ao Fluminense para substituir Mano Menezes como técnico. Com contrato até o final de 2025, ele liderará o Tricolor em competições como o Super Mundial de Clubes, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. Este último título foi conquistado por Renato em 2007, marcando seu primeiro troféu como treinador.
Na próxima semana, o Fluminense enfrenta a Aparecidense-GO no Maracanã, pela terceira fase do torneio. Uma coincidência está animando os torcedores mais supersticiosos.
A Conquista de 2007
Em 2007, Renato assumiu o Fluminense após a segunda fase da Copa do Brasil. Sob o comando de Joel Santana, o Tricolor começou a competição vencendo a ADESG-AC por 8 a 1 no agregado. Na fase seguinte, eliminou o América-RN com dificuldades, avançando pelos gols fora de casa.
Nas oitavas, após um empate com o Bahia, Joel foi demitido e Renato assumiu, levando o time ao título. O Fluminense avançou novamente pelo critério de gols fora de casa e depois superou Athletico-PR, Brasiliense-DF e Figueirense para conquistar o título.
Fluminense 1 x 1 Athletico-PR (Maracanã) – Gol: Thiago Silva
Athletico-PR 0 x 1 Fluminense (Arena da Baixada) – Gol: Adriano Magrão
Fluminense 4 x 2 Brasiliense-DF (Maracanã) – Gols: Thiago Silva, Alex Dias, Adriano Magrão e Carlos Alberto
Brasiliense-DF 1 x 1 Fluminense (Taguatinga) – Gol: Adriano Magrão
Fluminense 1 x 1 Figueirense (Maracanã) – Gol: Adriano Magrão
Figueirense 0 x 1 Fluminense (Orlando Scarpelli) – Gol: Roger Machado

Desempenho Atual
Atualmente, o Fluminense também superou a segunda fase e está na terceira fase da Copa do Brasil. Na primeira fase, goleou o Águia de Marabá-PA por 8 a 0, e na segunda, venceu o Caxias-RS por 2 a 1. Ambos os jogos foram sob o comando de Mano Menezes.



