
Já está agendada a saída do Santos.
O Santos está prestes a perder o jovem talento apelidado de ‘novo Messi’, pois o contrato de Matheus Lima com o clube termina em 23 de maio. O meia, destaque desde a categoria Sub-13, agora tem a liberdade de assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe.
Em 2019, Matheus Lima ganhou notoriedade na mídia ao marcar um gol semelhante ao de Lionel Messi durante uma vitória contra o Santo André no Campeonato Paulista Sub-13. Na ocasião, ele driblou dois adversários, arrancou pelo campo, fez uma tabela e concluiu com precisão, superando três defensores na área.
Em 2021, com apenas 15 anos, Matheus foi promovido à categoria Sub-17, participando do Campeonato Brasileiro da categoria. No segundo semestre, ele retornou à categoria Sub-15, brilhando tanto no Campeonato Paulista quanto na Copa Nike, acumulando 15 gols em 18 partidas no Paulista e dois gols em quatro jogos na Copa Nike.
Aos 16 anos, Matheus Lima assinou seu primeiro contrato profissional com uma cláusula de rescisão avaliada em 70 milhões de euros. Ele até recebeu uma oferta para se naturalizar e jogar pela Seleção do Qatar, que acabou recusando.
Propostas para o ‘Novo Messi’
Com o fim de seu contrato com o Santos se aproximando, Matheus Lima está sendo sondado por clubes como Flamengo, Sport e Goiás. Em 2025, ele participou da Copa Ibrachina, mas ficou de fora da lista de inscritos para a Copinha e não jogou no Campeonato Brasileiro Sub-20. O coordenador da base do Santos, José Renato Quaresma, ofereceu uma renovação de contrato por mais três anos com redução salarial de cinco vezes, oferta que foi recusada por Matheus e seus representantes.