
O Libertad já provocou uma dolorosa eliminação do São Paulo.
Impulsionado pela vitória sobre o Santos no último domingo (20), no Morumbi, o São Paulo seguiu viagem para o Paraguai, onde enfrenta o Libertad em Assunção nesta quarta-feira (23). A partida, válida pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América, terá início às 21h30 (horário de Brasília).
Mesmo com poucos confrontos, o Libertad tem um retrospecto favorável contra o Tricolor. Em 2011, os paraguaios eliminaram o São Paulo nas oitavas de final da Copa Sul-Americana daquela edição.
Naquele ano, o Tricolor venceu o jogo de ida por 1 a 0, com gol de Luis Fabiano e assistência de Dagoberto. Após o triunfo no Morumbi, havia a expectativa de que a classificação seria tranquila no jogo de volta.
No entanto, o Libertad surpreendeu ao vencer por 2 a 0 no Estádio Nicolás Leoz, frustrando os planos da torcida tricolor. No ano seguinte, o São Paulo conquistou o título da Sul-Americana.
Além dos encontros de 2011, o Tricolor enfrentou o Libertad em 1945, conforme divulgado pela Gazeta Esportiva. A partida terminou empatada em 1 a 1, com gol de Bauer, pelo Torneio Internacional Copa Presidente Morínigo.
Situação na Libertadores 2025
Com uma vitória e um empate, o São Paulo ocupa a segunda posição no grupo D da Libertadores. O Libertad lidera com duas vitórias e 100% de aproveitamento. Se vencer o Tricolor, o time paraguaio ficará muito próximo das oitavas de final da competição.



