
Mauricio Lemos continua se recuperando de uma fratura na costela e ainda não há uma data definida para seu retorno à equipe.
Mauricio Lemos continua em recuperação após fraturar uma costela e ainda não há previsão de retorno ao Vasco.
O clube informou que o zagueiro sofreu uma fratura no 12º arco costal, sem previsão de volta. A lesão ocorreu durante a vitória contra o Puerto Cabello, pela Sul-Americana, em 8 de abril, há 18 dias.
Até a última sexta-feira, Lemos ainda não havia retornado aos treinos no campo. Ele não viajará para Uberlândia, onde o Vasco enfrentará o Cruzeiro no domingo, ficando de fora pela quarta partida seguida.
Tratamentos de fratura na costela são complexos, pois não se pode imobilizar a área. Lemos só retornará quando estiver livre das dores, o que ainda não ocorreu.
O zagueiro vem sendo tratado com analgésicos, terapias de fisioterapia para ajudar na consolidação óssea e alívio da dor. Ele também faz exercícios de expansão torácica para dessensibilizar a área afetada e manter o condicionamento físico e a força.
Ainda não autorizado a treinar no campo, Lemos realiza exercícios na academia sob supervisão do Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco, liderado pelo médico Gustavo Caldeira.
A lesão de Lemos é semelhante à que Pablo Vegetti teve na pré-temporada do ano passado. Vegetti sofreu uma pancada na costela em 21 de janeiro, mas jogou os primeiros jogos do Carioca no sacrifício e depois ficou afastado por 10 dias para recuperação, retornando ao campo em 14 de fevereiro.
O DESP adota uma abordagem cautelosa, evitando acelerar recuperações, apesar do objetivo de ter o maior número de jogadores disponíveis durante a temporada. Em 2023, o Vasco foi o segundo time da Série A com menos ausências médicas (23), atrás apenas do Cuiabá. No ano anterior, liderou o ranking de equipes com menos lesões, com apenas 18 casos.