
São Paulo firma um memorando de entendimento visando uma possível colaboração futura com um empresário grego.
Negociação entre São Paulo e Marinakis avança com assinatura de memorando
A negociação entre o São Paulo e o empresário grego Evangelos Marinakis está se aproximando das etapas finais.
Recentemente, o clube paulista e Marinakis firmaram um memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) para uma colaboração que envolve as categorias de base em Cotia.
Apesar de o documento não ser vinculante, ele reforça a intenção de parceria e formaliza os números do negócio:
– O memorando serve para discutir números mais precisos, é uma ferramenta jurídica para aprofundar a análise dos dados e verificar a viabilidade do acordo – explicou Márcio Carlomagno, superintendente do São Paulo, em entrevista ao canal “Arnaldo e Tirone”.
Embora o MOU não seja vinculante e não preveja multa caso o acordo não se concretize, ele é um passo essencial antes da assinatura final, que ainda precisa da aprovação dos órgãos do São Paulo. O presidente Julio Casares deve apresentar o tema ao Conselho Deliberativo do clube.
O memorando assinado entre o São Paulo e Marinakis, que é dono do Olympiacos, na Grécia, e do Nottingham Forest, na Inglaterra, foi divulgado inicialmente pelo Blog do São Paulo.
As negociações têm focado nos detalhes de um acordo robusto. O São Paulo não planeja vender o controle de suas categorias de base, mas busca um investimento significativo, com contrapartidas ao empresário. Nos bastidores, especula-se um aporte de R$ 350 milhões.
O objetivo do Tricolor é aumentar sua capacidade de captar jovens talentos. Atualmente, o clube prioriza a formação completa em Cotia devido à falta de poder aquisitivo. Com a parceria, a expectativa é dobrar o potencial de contratação de jovens jogadores antes do profissional.
Perfil de Evangelos Marinakis
O empresário de 57 anos construiu sua fortuna no setor marítimo. A família Marinakis controla a Capital Maritime Group, que possui uma frota de dezenas de navios avaliada em R$ 22 bilhões.
Em 2010, Marinakis entrou no futebol adquirindo o Olympiacos, um dos principais clubes da Grécia. Sob sua gestão, o time conquistou sete títulos consecutivos da Liga Grega e quatro Copas Nacionais.
Em 2017, ele tornou-se acionista majoritário do Nottingham Forest, que retornou à Premier League em 2022 após 23 anos. Em 2023, Marinakis adquiriu o Rio Ave, de Portugal.
Marinakis é uma presença constante em seus clubes e gera opiniões divididas entre os torcedores. Envolvido em polêmicas, ele foi investigado por manipulação de resultados e corrupção de árbitros, mas foi absolvido nos casos.