
De acordo com uma pesquisa, o confronto entre Vasco e Urubu é considerado o oitavo clássico mais intenso do futebol brasileiro.
Vasco enfrenta Flamengo no oitavo clássico mais intenso do Brasil, revela pesquisa
O levantamento focou nos clássicos regionais mais importantes, com times atualmente na Série A, desde 2015. Entre eles: Gre-Nal (RS), confrontos entre os quatro grandes de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de Atlético x Cruzeiro, Ba-Vi (BA), e Fortaleza x Ceará. Ao todo, foram analisados 16 clássicos.
Os dados consideraram faltas e cartões, tanto amarelos quanto vermelhos, em partidas do Brasileirão. Foram calculadas médias de faltas, cartões amarelos e vermelhos por jogo. Cartões amarelos tiveram peso 2, enquanto vermelhos, peso 3.
Com a análise, Flamengo e Vasco surgiram como o oitavo clássico mais aguerrido do Brasil. Curiosamente, o Clássico dos Milhões não lidera entre os cariocas, com o Fla-Flu no topo, seguido por Fluminense x Vasco e Flamengo x Botafogo.
Clássico dos Milhões supera o Gre-Nal em intensidade
No entanto, Flamengo x Vasco superou duelos tradicionalmente conhecidos por sua intensidade, como o Gre-Nal, que se destacou entre os menos acirrados do país na última década. O Clássico dos Milhões também é mais disputado que confrontos paulistas como Palmeiras x São Paulo e Corinthians x São Paulo.
A pesquisa também comparou clássicos internacionais para avaliar a intensidade de Flamengo x Vasco em um contexto global. Ao todo, 25 clássicos foram analisados.
O maior clássico argentino, Boca Juniors x River Plate, lidera como o mais acirrado do mundo, superando todos em faltas e cartões. O Clássico dos Milhões, com menos cartões vermelhos e 36% menos cartões amarelos, apresenta números bem menores em comparação ao embate de Buenos Aires.
Os dez clássicos mais aguerridos do futebol brasileiro na última década
1 – Palmeiras x Santos: 46,7 pontos
Bahia x Vitória: 46,7 pontos
Flamengo x Fluminense: 46,7 pontos
4 – Fluminense x Vasco: 45 pontos
5 – Atlético-MG x Cruzeiro: 44,5 pontos
6 – Botafogo x Flamengo: 43,8 pontos
7 – Palmeiras x Corinthians: 43,6 pontos
8 – Flamengo x Vasco: 43,5 pontos
9 – Botafogo x Fluminense: 43,1 pontos
10 – Santos x São Paulo: 43 pontos
Fonte: Jogada 10